A OAB e o passeio com os cachorros!

– Ganhei mais ânimo com seu curso, vou tentar tirar a carteira da OAB que abandonei por vários motivos. Na verdade, se eu o tivesse conhecido antes, já teria feito isso, meu tempo foi mal gerido!

Esta foi a mensagem que recebi no WhatsApp semana passada, um dia depois de ministrar o evento “Gestão do Tempo” em uma grande empresa. Puxa, nem preciso dizer o quanto fiquei impressionado. E satisfeito! E, por que não admitir, até com um pouco de medo.

Que responsabilidade dar aulas. Meu objetivo era apenas apresentar técnicas – modéstia à parte, excelentes técnicas – para um ótimo aproveitamento do tempo profissional e pessoal. Nem imaginava que um dos alunos levaria o assunto tão longe assim. Nas palavras dele em outra mensagem que trocamos:

– Gostei do puxão de orelha que você me deu!

Que bom, fico contente!

Gerir bem o tempo não é apenas tirar a OAB, terminar uma faculdade incompleta ou dedicar alguns minutos e ligar para os pais distantes no interior. Administrar o tempo é uma filosofia de vida, um jeito de viver. Só que quer MESMO aproveitar intensamente cada minuto de vida percebe isso.

Felizmente, além da vontade, há ferramentas que ajudam muito. Um Outlook bem aproveitado ou um smartphone eficientemente utilizado podem ser essenciais. O irônico é que a escolha da melhor ferramenta chega até a ser irrelevante, o importante é que fazer com ela. De novo, querer entra na equação!

Veja que sensacional o caminho que uma mãe me mostrou outro dia em sala de aula. Com um recém-nascido em casa, ela chegava do trabalho e já logo tratava de cuidar do jantar da criança. Só quando terminava, exausta, é que dava um jeito de comer alguma coisa também.

Bem, um dia ela teve uma grande luz: que tal jantar JUNTO com o filho? Pois é, uma ideia tão simples, tão sensata. É só alternar uma colher para filho e outra para ela. Bingo! Melhor, agora ela tem tempo até para ler um livro ou ver uma série na TV. Sobram horas no final do dia!

É, mas aproveitar bem o tempo não se limita apenas a fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas GOSTAR de fazê-las. Outro dia encontrei meu amigo Lucio passeando com seus cachorros. Ele me explicou que esta é uma das melhores horas de seu dia, são 30 minutos de puro relaxamento e alegria.

Alguns reclamam, depois que nasceu meu filho nunca mais tive tempo para mim. Outros lamentam, como dá trabalho sair com estes bichos. Eu, meu aluno advogado, minha aluna mãe de uma bela criança e meu amigo que sabe valorizar um passeio vespertino ouvimos todos estes lamentos e ficamos com mais vontade ainda de viver a vida. Plenamente!

Um abraço grande,

Fernando Andrade
www.pessoasetecnologia.com.br
fernando@pessoasetecnologia.com.br
(11) 9 9943-4909, 3214-0519

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *