A arte de falar em público – com PowerPoint

A arte de falar em público com PowerPoint

Apresentações PowerPoint estão em todos os lugares, muitas são bem criativas, mas grande parte dos apresentadores não sabem conciliar os slides com sua apresentação em público. Uma palestra eficaz, que traz resultados, é aquela em que o apresentador está em total sintonia com as imagens apresentadas. 

  • Ideias apresentadas com desenvoltura, flexibilidade, empatia e segurança 
  • Slides PowerPoint oferecem apoio total ao apresentador 
  • Palestras claras, bem desenvolvidas, com objetivos claros e atendidos 
  • Apresentador não lê os slides, mas interage com eles – e com o público! 
  • Apresentador explica, convence e motiva a plateia 

Público alvo

Presidentes, diretores, médicos, políticos e todos que fazem apresentações em público com PowerPoint. 

Suporte

O professor fica à disposição durante 90 dias para esclarecimento de dúvidas via e-mail.

Carga horária

16 horas.

Local

Instalações indicadas pela empresa cliente.

Objetivos do treinamento

  • Estruturar informações em slides com princípio, meio e fim – conceito storytelling 
  • Criar slides significativos e impactantes para início e encerramento
  • Produzir slides que de fato apoiem o apresentador em suas explicações 
  • Conhecer e praticar recursos PowerPoint que úteis durante uma apresentação 
  • Analisar o medo de falar em público: causas e soluções 
  • Simular situações típicas em apresentações de slides 
  • Aprender a lidar com o lado emocional – do apresentador e da plateia 

Metodologia

evento é composto por três partes distintas e complementares. 

Parte 1, Formação e Informação 

O professor discute os conceitos essenciais para uma excelente apresentação em público com PowerPoint. Tudo é ilustrado com estudos de casos (apresentações ruins e apresentações boas). 

Parte 2, Desenvolvimento e Informação 

Os participantes desenvolvem uma apresentação completa, sempre com a orientação do professor. É o momento de colocar em prática os conhecimentos adquiridos.  

Parte 3, Resultados e Informação

As apresentações são realizadas. Esta é a parte nobre do workshop, os participantes testam, corrigem e aperfeiçoam tudo – novamente com o apoio do professor, e agora também com a opinião dos colegas de aula. 

Notebook 
Para evitar surpresas na hora da apresentação, os slides sempre devem ser criados no próprio notebook do apresentador. Assim, cada participante deve trazer seu notebook com PowerPoint instalado. 

Conteúdo

O que existe por aí

  • O que arranca aplausos
  • O que causa sono
  • O que não causa nada

A apresentação

  • Qual o objetivo
  • Quem é o público
  • As informações disponíveis
  • O planejamento: começo, meio e fim

Os slides

  • As informações disponíveis
  • O planejamento: começo, meio e fim
  • Abertura e fechamento
  • Gráficos, planilhas, figuras, filmes e sons

O apresentador

  • O que falar
  • Como falar
  • Erros e acertos

O conteúdo – como um todo

  • O poder da argumentação
  • A didática
  • O poder de síntese

O conteúdo – texto

  • A linguagem
  • A força da palavra certa
  • A capacidade de expressão

O conteúdo – visual

  • O layout
  • O poder das cores
  • A figura que vale mil palavras

O intangível

  • A emoção
  • A mensagem subliminar
  • Desperatando o interesse

O “branco” na hora H

  • Esquecer é sinal de adrenalina alta
  • Adrenalina alta é essencial
  • Truques para lidar com o ”branco”

O jogo de cintura

  • A criatividade
  • O limão e a limonada
  • O improviso

A relação com o público

  • A interação
  • A empatia
  • O estímulo à participação

A apresentação no telão

  • As teclas salvadoras
  • A animação que facilita a exposição
  • Mapa da apresentação: controle total
  • Modo apresentador: slide no notebook mais detalhado do que no telão
  • Rabiscando o slide durante a apresentação

Qual é mesmo o objetivo da apresentação?

  • A mensagem principal – lenta e gradual
  • O reforço
  • O retorno

Os pequenos grandes detalhes

  • O controle do tempo: nem antes nem depois
  • O material para o público – durante a apresentação
  • O material para o público – depois da apresentação
  • O feedback

E depois?

  • O contato por e-mail
  • A reação aos contatos
  • Uma nova rodada?

 

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