E-mails que funcionam

Um e-mail pode ser uma grande ferramenta de comunicação e produtividade, mas também poder ser um perigoso desperdiçador de tempo e gerador de problemas. Nossa experiência nas maiores empresas do país nos capacitou a entender como trabalhar com e-mails que realmente funcionam! 

  • O que escrever em um e-mail?  
  • Como argumentar e convencer através de um simples e-mail?  
  • Como gerenciar o grande fluxo de e-mails diários?  
  • Qual o melhor método para armazenar e-mails?  
  • A importância das linhas Assunto, Para, Cc e Cco 

Metodologia

Professor – único com computador em sala – interage o tempo todo com alunos construindo casos práticos em telão

Suporte

O professor fica à disposição durante 90 dias para esclarecimento de dúvidas via e-mail.

Carga horária

3 horas.

Local

Instalações indicadas pela empresa cliente.

Objetivos do treinamento

  • Criar textos curtos, objetivos e ao mesmo tempo completos 
  • Despertar interesse e motivar através de assuntos criativos e interessantes 
  • Atribuir responsabilidade adequada usando corretamente a hierarquia Para, Cc e Cco 
  • Argumentar e comunicar através de regras de etiqueta – e de bom senso 
  • Gerenciar com habilidade o enorme fluxo diário de e-mails 
  • Praticar conceitos de produtividade – de modelos prontos ao uso inteligente de assinaturas 
  • Reconhecer e corrigir erros imperdoáveis no trabalho com e-mails 

A identificação de um e-mail

A importância da linha “Assunto”
O assunto é a “propaganda” de um e-mail
Texto curto, mas completo

A estruturação de um e-mail

A saudação inicial
O tema principal
Os itens que descrevem e/ou apoiam o tema principal
O encerramento
A solicitação de um novo contato

A assinatura

A assinatura como ferramenta de marketing e divulgação
Dados de contato
Outras mensagens

A hierarquia

Cuidado com as linhas “Para”, “Cc” e “Cco”
Quando “copiar” e quando não “copiar” outras pessoas
A resposta da resposta

O conteúdo

A didática e a lógica no texto de um e-mail
Linguagem formal ou informal?
A importância de textos curtos e objetivos
O que escrever no e-mail? Depende de quem o receberá!
O poder de síntese: e-mail eficaz é e-mail curto, rápido, que vai direto ao ponto!
Um texto em e-mail é quase um documento: cuidado com o que você escreve
Regras de etiqueta. Ou regras de bom senso!
Arquivo anexo: pode ou não pode?
Reflexão: bom dia para uns, boa noite para outros!

Considerações técnicas

A segurança nos e-mails
Cuidado com vírus
Quem faz o backup de seus e-mails?
O arquivo morto

Especial

Contra exemplo, descubra o que está errado
Corrigindo o que está errado.

A comunicação facilitada pelo e-mail

Confirme conversas telefônicas: relacione por e-mail o que foi tratado
Resuma em e-mails assuntos acertados em reuniões
Insista nas respostas a seus e-mails
Envio com data e hora definida.

E-mails com conteúdo

Um exemplo de e-mail com boa comunicação
Um exemplo de e-mail que prima pela argumentação
Um exemplo e-mail com uma excelente negociação

Erros imperdoáveis

Desrespeito às regras gramaticais
Informações incorretas
Problemas de digitação
Falta de lógica
Texto confuso
Acúmulo desnecessário de e-mails
Regra de ouro: leia o e-mail antes de enviar

A produtividade no trabalho com e-mails

Pasta modelo: um milagre de eficiência
Uma segunda opinião: quando pedir para um colega ler seu e-mail antes do envio?
Como tratar os spams?Mala direta por e-mail: uma poderosa ferramenta
O e-mail como ferramenta de follow-up
Truques de produtividade.

Gerenciamento de e-mails

Excesso de e-mails, o que fazer?
Regras para leitura de e-mails: o que funciona e o que não funciona
Vários e-mails atrasados: qual vai primeiro?
E-mail importante, resposta demorada? Avise que a resposta vai demorar!
Pastas e subpastas de e-mails? Sim, desde que muito bem estruturadas
A melhor organização de suas pastas de e-mails
O que responder? Como responder?
A classificação de e-mails na pasta: DeParaDataAssunto
A localização de e-mails
A resposta da resposta
Hora da faxina

Estudo de caso

A preparação de um e-mail completo
O estudo das partes
O que reduzir.

 

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