Excel – Relatórios

Relatórios com Excel

Saber criar fórmulas inteligentes em planilhas é fundamental para o uso eficaz do Excelsaber apresentar os dados relevantes de forma profissional é essencial. Relatórios profissionais a partir de planilhas bem estruturadas permitem ao leitor analisar dados e chegar a conclusões essenciais para seu trabalho. 

  • Relatórios visuais com destaques para as informações mais relevantes 
  • Relatórios dinâmicos e totalmente interativos 
  • Planilhas estruturadas para melhor produção de relatórios profissionais 
  • Células formatadas para melhor visualização de informações 
  • Relatórios segmentados por áreas de interesse 

Metodologia

Professor – único com computador em sala – interage o tempo todo com alunos construindo casos práticos em telão. 

Suporte

O professor fica à disposição dos participantes durante 90 dias após o evento para esclarecimento de dúvidas via e-mail.

Carga horária

3 horas.

Local

Instalações indicadas pela empresa cliente.

Objetivos do treinamento

  • Classificar, formatar e filtrar células relevantes para um relatório
  • Validar e estruturar dados conforme objetivos de um relatório específico 
  • Representar dados graficamente: estático e dinâmico 
  • Criar relatórios adequados para análise de tendências e previsões 
  • Segmentar e exibir interativamente informações por área de interesse 
  • Criar relatórios atualizados automaticamente
  • Conhecer os modelos de relatórios mais usados no mercado corporativo 

Conteúdo

Conceitos importantes

O que é um relatório no Excel?
Tipos de relatórios com planilhas
Relatórios automáticos
Relatórios dinâmicos
Relatórios visuais
ESPECIAL: Antes de tudo, qual o objetivo do relatório?

Estudos de casos

Os modelos prontos do Excel
Vendas (diárias, semanais, mensais, anuais)
Atividades
Viagens
Desempenho
Acompanhamento
Desempenho
ESPECIAL: a produção inteligente de infográficos
A criação de modelos próprios

A preparação essencial de uma planilha para a geração de relatórios

Layout de planilha
Formatação geral e formatação condicional de células
Orientações e informações para o leitor
Classificação e filtragem de informações
Filtros rápidos e filtros avançados
Validação de dados

Recursos essenciais do Excel para geração de relatórios

Conceitos básicos: linhas e colunas de título, área de impressão, ajuste de página, plano de fundo
Elementos gráficos
Comentários
Visualização Layout da Página
Mini gráficos
Estrutura de tópicos
Consolidação

Recursos avançados do Excel para geração de relatórios

Tabela de hipóteses
Cenários
Tabelas formatadas
Tabelas dinâmicas
Gráficos dinâmicos
Segmentação de dados
Análise de tendências
Linha do tempo
ESPECIAL: o recurso PowerPivot
Macros para relatórios automáticos

Personalização

Traga seus exemplos de trabalho e crie na aula, com a ajuda do professor e dos colegas, soluções para seus próprios relatórios.

Preencha seus dados e entraremos em contato