Formação de multiplicadores online

Colaboradores trabalhando em casa ou em várias sedes físicas da empresa pedem cada vez mais treinamentos à distância. Para alcançar ótimos resultados, um multiplicador online precisa ter todas as competências inerentes ao multiplicador presencial e ainda desenvolver técnicas específicas para uma aula à distância.

  • Conhecimento do assunto, didática, organização e metodologia.
  • Adaptação de técnicas presenciais para o ambiente online.
  • Conquista do aluno distante para que ele deseje e, desejando, aprenda!
  • Estímulo à aprendizagem contínua fora da sala de aula virtual.
  • Conhecimento das principais ferramentas para criação e transmissão de aulas virtuais.

Público alvo

Todo colaborador que pode e deve passar seus conhecimentos aos demais colegas da empresa.

Suporte

O professor fica à disposição durante 90 dias para esclarecimento de dúvidas via e-mail.

Carga horária

12 horas de aula totais estruturadas em 6 encontros ao vivo com 2 horas cada.

Local

Treinamento online.

Objetivos do treinamento

  • Capacitar e aperfeiçoar colaboradores para transmitir à distância seus conhecimentos
  • Levantar objetivos e valores desejados para um treinamento
  • Criar planos e estratégias de treinamento totalmente focados em aulas à distância
  • Praticar conhecimentos adquiridos ministrando pequenas aulas online
  • Desenvolver ferramentas de apoio como slides, enquetes e dinâmicas virtuais
  • Elaborar material didático
  • Avaliar resultados

Metodologia

O treinamento é composto por quatro partes distintas e complementares.

1a. parte: Conceitos 

O professor forma os conceitos essenciais para a transmissão de conhecimentos (listados no conteúdo programático mais adiante). Tudo é ilustrado com estudos de casos: treinamentos que funcionam e treinamentos que não funcionam. É aqui que o aluno terá a base para suas novas aulas.

2a. parte: Preparação de treinamentos

Os participantes – em grupos virtuais – planejam e desenvolvem um treinamento, sempre com a orientação à distância do professor. Nesta etapa o aluno coloca em prática os conhecimentos adquiridos. 

3a. parte: Treinamentos na prática

Esta é uma das partes mais interessantes deste evento à distância, a fase de resultados, onde cada grupo aplica – sempre à distância – o treinamento desenvolvido na parte 2. O professor faz comentários durante e após cada aula. Os demais alunos, usando os recursos da plataforma de apoio online, também opinam. Assim os próximos grupos podem aproveitar os comentários feitos. 

4a. parte: Aperfeiçoamento 

Para fechar o ciclo, cada grupo aplica novamente seu treinamento, incluindo agora tudo o que aprendeu durante as aulas práticas já realizadas: pontos positivos, pontos a melhorar, comentários dos colegas e orientações do professor.

Conteúdo

Conceitos essenciais

Como transformar necessidades de conhecimento em treinamentos
A arte de disseminar conteúdos programáticos em treinamentos eficazes
Considerações sobre métodos pedagógicos e andragógicos de ensino
As diferenças essenciais entre aulas presenciais e aulas à distância
Aulas gravadas e aulas ao vivo: as vantagens de cada abordagem
Instrutor, tutor e facilitador

A criação de um evento à distância

Objetivos;

Ao vivo (síncrono) ou gravado (assíncrono)
Planejamento: as várias etapas do evento
A preparação do conteúdo
A elaboração de exemplos práticos, de aplicação imediata no dia-a-dia dos profissionais
As dinâmicas de apoio à distância
Plano de aula
O material didático: objetivo, completo e de fácil consulta
Slides, vídeos, dinâmicas, testes: quando e como usá-los?

As habilidades de um facilitador

A arte da boa comunicação
Postura e atitude
Assertividade
Didática, clareza e organização
Empatia, percepção e flexibilidade
Oratória e técnicas de apresentação à distância
Feedback: dar e receber
O equilíbrio emocional: medo, “brancos”, ansiedade antes e durante um treinamento
Como lidar com os imprevistos
Administrando turmas: heterogêneas, resistentes, apáticas, eufóricas
As perguntas difíceis, as respostas necessárias e os comportamentos indesejados

A infraestrutura

Conexão
Aprendendo a lidar com a plataforma de suporte de sua empresa (Teams, Skype, Zoom, Webex, Google Hangout ou outra disponível)

A aplicação do treinamento ao vivo

Preparando o ambiente virtual: aquecimento
Avaliando o público: nível de conhecimento, expectativas e motivação
Percebendo e quebrando resistências
Conciliando expectativas da empresa, do grupo e do facilitador
O desenvolvimento dos assuntos planejados
A facilidade de compreensão de cada participante
Desafios da aula à distância: motivação, sensibilização e conquista dos participantes
A administração constante do tempo
O momento de aplicar dinâmicas que facilitem maior absorção de conceitos
Avaliando o aprendizado em tempo real
O “jogo de cintura” e a adequação do conteúdo ao público na sala virtual

O desenvolvimento de um treinamento gravado

Escolha de uma ferramenta adequada, tal como Camtasia, Canvas, Moodle e outros
A gravação da aula
Edição e aperfeiçoamento da aula gravada
Inclusão de material de reforço na gravação (textos, imagens, vídeos adicionais)
Efeitos especiais e didáticos.

Depois do treinamento

A avaliação dos participantes
A avaliação do facilitador
O trabalho pós-curso, quando necessário
O apoio aos participantes e o esclarecimento de dúvidas posteriores

Atividades de suporte

Preparar e testar sala virtual
Informar área de treinamento e área demandante sobre o andamento dos trabalhos
Coordenar preenchimento da lista de participantes
Aplicar avaliações de reação

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