Como transformar necessidades de conhecimento em treinamentos
A arte de disseminar conteúdos programáticos em treinamentos eficazes
Considerações sobre métodos pedagógicos e andragógicos de ensino
Instrutor, tutor e facilitador
+ PESSOAS
A demanda por treinamento é cada vez maior, os assuntos são cada vez mais complexos e por isso muitas vezes é um colega de trabalho a pessoa mais indicada para transmitir seus conhecimentos aos demais membros da equipe.
Ensinar, dar aulas, multiplicar conhecimentos é uma arte muito especial
Ao conhecimento do assunto, aliamos didática, organização e metodologia
Conquista do aluno para que ele deseje e, desejando, aprenda!
Estímulo à aprendizagem contínua fora da sala de aula
Conquista e realização pessoal – do multiplicador e dos participantes
O treinamento é composto por quatro partes distintas e complementares.
Parte 1 - Conceitos
O professor forma os conceitos essenciais para a transmissão de conhecimentos (listados no conteúdo programático mais adiante). Tudo é ilustrado com estudos de casos: treinamentos que funcionam e treinamentos que não funcionam. É aqui que o aluno terá a base para suas novas aulas.
Parte 2 - Preparação de treinamentos
Os participantes – em grupos – planejam e desenvolvem um treinamento, sempre com a orientação do professor. Nesta etapa o aluno coloca em prática os conhecimentos adquiridos.
Parte 3 - Treinamentos na prática
Esta é uma das partes mais interessantes do evento, a fase de resultados, onde cada grupo aplica o treinamento desenvolvido na parte 2. O professor faz comentários durante e após cada aula. Os demais alunos também opinam. Assim os próximos grupos podem aproveitar os comentários feitos.
Parte 4 - Aperfeiçoamento
Para fechar o ciclo, cada grupo aplica novamente seu treinamento, incluindo agora tudo o que aprendeu durante as aulas práticas já realizadas: pontos positivos, pontos a melhorar, comentários dos colegas e orientações do professor.
Online ou presencial
Duração de 16 horas.
Suporte após o curso
Apostila em PDF
Capacitar e aperfeiçoar colaboradores para transmitir conhecimentos
Levantar objetivos e valores desejados para um treinamento
Criar planos de treinamento
Aplicar treinamento
Desenvolver ferramentas de apoio como slides e dinâmicas
Elaborar material didático
Avaliar resultado