Formação de multiplicadores
A demanda por treinamento é cada vez maior, os assuntos são cada vez mais complexos e por isso muitas vezes é um colega de trabalho a pessoa mais indicada para transmitir seus conhecimentos aos demais membros da equipe.
- Ensinar, dar aulas, multiplicar conhecimentos é uma arte muito especial
- Ao conhecimento do assunto, aliamos didática, organização e metodologia
- Conquista do aluno para que ele deseje e, desejando, aprenda!
- Estímulo à aprendizagem contínua fora da sala de aula
- Conquista e realização pessoal – do multiplicador e dos participantes
Público alvo
Todo colaborador que pode e deve passar seus conhecimentos aos demais colegas da empresa.
Suporte
O professor fica à disposição durante 90 dias para esclarecimento de dúvidas via e-mail.
Carga horária
16 horas.Local
Instalações indicadas pela empresa cliente.
Objetivos do treinamento
Metodologia
O treinamento é composto por quatro partes distintas e complementares
1a. parte: Conceitos
O professor forma os conceitos essenciais para a transmissão de conhecimentos (listados no conteúdo programático mais adiante). Tudo é ilustrado com estudos de casos: treinamentos que funcionam e treinamentos que não funcionam. É aqui que o aluno terá a base para suas novas aulas.
2a. parte: Preparação de treinamentos
Os participantes – em grupos – planejam e desenvolvem um treinamento, sempre com a orientação do professor. Nesta etapa o aluno coloca em prática os conhecimentos adquiridos.
3a. parte: Treinamentos na prática
Esta é uma das partes mais interessantes do evento, a fase de resultados, onde cada grupo aplica o treinamento desenvolvido na parte 2. O professor faz comentários durante e após cada aula. Os demais alunos também opinam. Assim os próximos grupos podem aproveitar os comentários feitos.
4a. parte: Aperfeiçoamento
Para fechar o ciclo, cada grupo aplica novamente seu treinamento, incluindo agora tudo o que aprendeu durante as aulas práticas já realizadas: pontos positivos, pontos a melhorar, comentários dos colegas e orientações do professor.
Conteúdo
Conceitos essenciais
Como transformar necessidades de conhecimento em treinamentos;
A arte de disseminar conteúdos programáticos em treinamentos eficazes;
Considerações sobre métodos pedagógicos e andragógicos de ensino;
Instrutor, tutor e facilitador.
A criação de um evento
Objetivos;
Planejamento: as várias etapas do evento;
A preparação do conteúdo;
A elaboração de exemplos práticos, de aplicação imediata no dia-a-dia dos profissionais;
As dinâmicas de apoio;
Plano de aula;
O material didático: objetivo, completo e de fácil consulta;
Slides: quando e como usá-los?
As habilidades de um facilitador
A arte da boa comunicação;
Postura e atitude;
Assertividade;
Didática, clareza e organização;
Empatia, percepção e flexibilidade;
Oratória e técnicas de apresentação;
Feedback: dar e receber;
O equilíbrio emocional: medo, “brancos”, ansiedade antes e durante um treinamento;
Como lidar com os imprevistos;
Administrando turmas: heterogêneas, resistentes, apáticas, eufóricas;
As perguntas difíceis, as respostas necessárias e os comportamentos indesejados
A infraestrutura
Equipamentos;
Material de apoio;
As diferentes opções de layouts de sala.
A aplicação do treinamento
Preparando o ambiente: equipamentos, infraestrutura, layout;
Avaliando o público: nível de conhecimento, expectativas e motivação;
Percebendo e quebrando resistências;
Conciliando expectativas da empresa, do grupo e do facilitador;
O desenvolvimento dos assuntos planejados;
A facilidade de compreensão de cada participante;
Motivação, sensibilização e conquista dos participantes;
A administração constante do tempo;
O momento de aplicar dinâmicas que facilitem maior absorção de conceitos;
Avaliando o aprendizado em tempo real;
O “jogo de cintura” e a adequação do conteúdo ao público presente.
Depois do treinamento
A avaliação dos participantes;
A avaliação do facilitador;
O trabalho pós-curso, quando necessário;
O apoio aos participantes e o esclarecimento de dúvidas posteriores.
Atividades de suporte
Preparar sala de treinamento para a realização do evento;
Informar área de treinamento e área demandante sobre o andamento dos trabalhos;
Coordenar preenchimento da lista de participantes;
Aplicar avaliações de reação.