A arte de transmitir conhecimentos – COM EFICÁCIA – aos colegas de trabalho
Qual a proposta?
A demanda por treinamento é cada vez maior, os assuntos são cada vez mais complexos e por isso muitas vezes é um colega de trabalho a pessoa mais indicada para transmitir seus conhecimentos aos demais membros da equipe.
Só que ensinar, dar aulas, é uma arte muito especial. Não basta apenas conhecer o assunto, é preciso transmiti-lo com didática, organização e metodologia. É preciso saber seduzir o aluno para que ele deseje e, desejando, aprenda! Esta frase de Rubem Alves reflete bastante bem o trabalho de um multiplicador em uma empresa.
Neste workshop você terá uma abordagem completa sobre o assunto, desde os objetivos e valores de um treinamento, passando por seleção de facilitadores e criação de planos de treinamento, até – e muito importante – a formação dos multiplicadores e avaliação dos resultados.
Quem deve participar?
Diretores, gerentes, gestores e todos aqueles que precisam passar seus conhecimentos às demais pessoas da empresa.
Como será?
O treinamento é composto por quatro partes distintas e complementares:
Parte 1: Conceitos
O professor forma os conceitos essenciais para a transmissão de conhecimentos (listados no conteúdo programático mais adiante nesta proposta). Tudo é ilustrado com estudos de casos: treinamentos que funcionam e treinamentos que não funcionam. É aqui que o aluno terá a base para suas novas aulas.
Parte 2: Preparação de treinamentos
Os participantes – em grupos – planejam e desenvolvem um treinamento, sempre com a orientação do professor. Nesta etapa o aluno coloca em prática os conhecimentos adquiridos.
Parte 3: Treinamentos na prática
Esta é uma das partes mais interessantes do evento, a fase de resultados, onde cada grupo aplica o treinamento desenvolvido na parte 2. O professor faz comentários durante e após cada aula. Os demais alunos também opinam. Assim os próximos grupos podem aproveitar os comentários feitos.
Parte 4: Aperfeiçoamento
Para fechar o ciclo, cada grupo aplica novamente seu treinamento, incluindo agora tudo o que aprendeu durante as aulas práticas já realizadas: pontos positivos, pontos a melhorar, comentários dos colegas e orientações do professor.
Turmas
Eventos fechados em sua empresa com turmas de até 20 pessoas.
Qual a duração?
16 horas.
Data e horário
Definidos pelo cliente.
Local
Instalações indicadas pelo cliente.
Infraestrutura oferecida pelo cliente
Projetor multimídia, mesa para o professor, blocos de anotações e cadeiras para os alunos.
Material didático
Todos os participantes recebem material eletrônico com:
- Apostila passo-a-passo com os conceitos abordados
- Apostila com perguntas mais freqüentes feitas nos workshops anteriores
Suporte
O professor fica à disposição dos participantes durante 90 dias pós-evento para o esclarecimento de dúvidas via email.
Quem é o apresentador?
Fernando Andrade, palestrante, professor e conferencista, tem como tema principal a utilização eficaz da tecnologia no dia a dia das pessoas. É analista de sistemas pela IBM, engenheiro civil pela Universidade Mackenzie e diretor da Pessoas e Tecnologia. É autor dos livros
- O Outlook como ferramenta de produtividade
- E-mail que funciona
- Gerenciamento de informações eletrônicas
- Administre seu tempo com Palm
- PowerPoint para quem conhece PowerPoint
- Excel para todos
- Excel para quem conhece Excel
- Word para quem conhece Word
- Mala direta no Word
- E-mail para todos
- E-mail para quem conhece e-mail
publicados pela editora Nobel, com o apoio da revista Você S.A.
O que será discutido?
A criação de um evento
- Objetivos
- Planejamento: as várias etapas do evento
- A preparação do conteúdo
- A elaboração de exemplos práticos, de aplicação imediata no dia-a-dia dos profissionais
- As dinâmicas de apoio
- Plano de aula
- O material didático: objetivo, completo e de fácil consulta
- Slides: quando e como usá-los?
A infraestrutura
- Equipamentos
- Material de apoio
- As diferentes opções de layouts de sala
As habilidades de um facilitador
- A arte da boa comunicação
- Postura e atitude
- Assertividade
- Didática, clareza e organização
- Empatia, percepção e flexibilidade
- Oratória e técnicas de apresentação
- Feedback: dar e receber
- O equilíbrio emocional: medo, “brancos”, ansiedade antes e durante um treinamento
- Como lidar com os imprevistos
- Administrando turmas: heterogêneas, resistentes, apáticas, eufóricas
- As perguntas difíceis, as respostas necessárias e os comportamentos indesejados
A aplicação do treinamento
- Preparando o ambiente: equipamentos, infra-estrutura, layout
- Avaliando o público: nível de conhecimento, expectativas e motivação
- Percebendo e quebrando resistências
- Conciliando expectativas da empresa, do grupo e do facilitador
- O desenvolvimento dos assuntos planejados
- A facilidade de compreensão de cada participante
- Motivação, sensibilização e conquista dos participantes
- A administração constante do tempo
- O momento de aplicar dinâmicas que facilitem maior absorção de conceitos
- Avaliando o aprendizado em tempo real
- O “jogo de cintura” e a adequação do conteúdo ao público presente
Depois do treinamento
- A avaliação dos participantes
- A avaliação do facilitador
- O trabalho pós-curso, quando necessário
- O apoio aos participantes e o esclarecimento de dúvidas posteriores