Oratória, a arte de falar em público

Ter competência técnica é essencial, saber comunicá-la é ainda mais! Apresentar ideias, projetos, relatórios e conclusões fazem parte do dia-a-dia de qualquer profissional nos dias de hoje – seja em uma pequena reunião, seja em um auditório lotado! 

  • Planejamento: apresentações bem estruturadas, com começo, meio e fim 
  • Poder de síntese e a capacidade de explicar muito em tempos curtos 
  • Uso – quando necessário – de recursos adicionais (slides, vídeos, interação com público) 
  • Poder de convencimento: motivação e conquista do público 
  • Imagem pessoal, posturavoz, empatia e simpatia 

Público alvo

Todos que precisam falar em público, sejam em uma pequena reunião ou em um grande evento.

Suporte

O professor fica à disposição durante 90 dias para esclarecimento de dúvidas via e-mail.

Carga horária

16 horas.

Local

Instalações indicadas pela empresa cliente.

Objetivos do treinamento

  • Preparar o aluno para falar em público, vencendo a ansiedade e o medo do palco 
  • Capacitar o participante a apresentar-se com desenvoltura e entusiasmo e objetividade 
  • Discutir conceitos de didática, clareza, assertividade e objetividade 
  • Introduzir técnicas de comunicação: conquista de atenção, persuasão e convencimento 
  • Analisar o medo de falar em público: causas e soluções 
  • Planejar apresentações eficazes que ajudem de fato o apresentador a expor suas ideias 
  • Aprender a lidar com os mais variados tipos de públicos 

Metodologia

O treinamento é composto por cinco partes distintas e complementares

1a. parte: Conceitos 

O professor forma os conceitos essenciais para uma excelente apresentação em público (listados no conteúdo programático apresentado nesta proposta). Tudo é ilustrado com estudos de casos (casos que funcionam e casos que não funcionam). É aqui que o aluno terá a base para suas novas apresentações em público.  

2a. parte: Preparação das apresentações individuais 

Os participantes planejam e desenvolvem uma apresentação, sempre com a orientação do professor. Nesta etapa o aluno coloca em prática os conhecimentos adquiridos.  

3a. parte: Apresentações em público 

Esta é uma das partes mais interessantes do treinamento, a fase de devolutivas para os participantes. Cada aluno faz uma apresentação para a turma. O professor faz comentários durante e após cada apresentação. Os demais alunos também opinam. Assim as próximas apresentações podem incluir os comentários feitos.  

4a. parte: Aperfeiçoamento 

Após todas as apresentações, o professor exibe e comenta o desempenho de cada participante  todos eles filmados reforçando conceitos já passados e apresentando novos assuntos. Aqui o aluno observa sua desenvoltura no telão e tem a chance de aperfeiçoar ainda mais suas performances. 

5a. parte: Apresentações de conclusão do curso 

Para fechar o ciclo, cada aluno tem a chance de fazer nova apresentação, levando em conta agora todas as recomendações feitas – a ele e a todo o grupo. Novamente, estas apresentações serão filmadas. 

Devolutivas

A metodologia desenvolvida para este evento permite a cada participante receber três feedbacks:  

  1. Dos colegas, apresentado em sala de aula
  2. Do professor, apresentado em sala de aula
  3. Do professor, em forma de relatório individual 

Conteúdo

Comunicação

Por que é importante saber falar em público
Habilidades de um facilitador: postura, atitude, assertividade, didática, clareza e organização

Trabalhando a emoção

Combatendo a timidez e o medo de falar
Autocontrole: como controlar a ansiedade
A importância da concentração como fator de autoconfiança
Pânico x naturalidade x humor
Saídas para situações inesperadas e embaraçosas
Esquecer é sinal de adrenalina alta: truques para lidar com o ”branco”

A importância da postura e imagem

Aforça da comunicação verbal e não-verbal
Atitudes para corrigir vícios e erros que se repetem
Gestos e a mensagem que o corpo transmite
Imagem: os cuidados essenciais com roupas, sapatos e cabelos
A comunicação expressiva do rosto e dos olhos
Marketing pessoal e a imagem do comunicador

A importância da voz

A impostação da voz
Voz, dicção e vocabulário
Os recursos naturais do aparelho fonador
Técnicas de uso e preservação da voz
Exercícios de aquecimento antes da fala
Exercícios de técnica vocal (aprimoramento da dicção)

O ambiente

Infraestrutura: computador, projetor, laser-pointer
Ruídos e concentração
A adequação do sistema de som, quando aplicável
Teste de microfone, quando aplicável
A disposição dos lugares dos participantes

O público

Os diferentes tipos de público
Qual é o seu público alvo?
Para que servirá a palestra
Buscando a atenção do grupo
Adequação de canais e códigos de comunicação
Técnicas que favorecem o envolvimento da platéia
Lidando com diferentes tipos de participantes: aconquista dos “difíceis” e dos “hostis”
As perguntas difíceis, as respostas necessárias e os comportamentos indesejados

O assunto

Coleta de informações
Dados que darão sustentação ao discurso
Histórias e casos
As informações disponíveis

Planejamento

Estruturando ideias e informações
A estratégia da apresentação
A linha central do discurso (organização de ideias)
Os objetivos da apresentação
O início do discurso e a descontração inicial
Capturando a atenção da plateia e gerar a expectativa adequada
Chamado a atenção para  a importância do assunto
Falhas mais comuns que podem ocorrer na abertura
Descontração para a finalização do discurso
Resumo da ideia central do tema
Conclusão satisfatória do discurso
Encerramento inesquecível

Apresentação do discurso

Conduzindo uma apresentação: foco e objetividade
O desenvolvimento de ideias, com didática e fluência
O poder da argumentação e persuasão
A linguagem
A força do vocabulário ideal
A didática e a capacidade de expressão
O poder de síntese
Tranqüilidade, segurança e confiança
O jogo de cintura, a criatividade e a capacidade de improvisar com desembaraço

O controle do tempo

Quando será (adequação ao tempo disponível)
Tempo e objetividade
Como lidar com os imprevistos

Os recursos audiovisuais

Slides PowerPoint
Flipchart
Objetos
Imagens
A simbologia das cores

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