Oratória, a arte de falar em público
Ter competência técnica é essencial, saber comunicá-la é ainda mais! Apresentar ideias, projetos, relatórios e conclusões fazem parte do dia-a-dia de qualquer profissional nos dias de hoje – seja em uma pequena reunião, seja em um auditório lotado!
- Planejamento: apresentações bem estruturadas, com começo, meio e fim
- Poder de síntese e a capacidade de explicar muito em tempos curtos
- Uso – quando necessário – de recursos adicionais (slides, vídeos, interação com público)
- Poder de convencimento: motivação e conquista do público
- Imagem pessoal, postura, voz, empatia e simpatia
Público alvo
Todos que precisam falar em público, sejam em uma pequena reunião ou em um grande evento.Suporte
O professor fica à disposição durante 90 dias para esclarecimento de dúvidas via e-mail.Carga horária
16 horas.Local
Instalações indicadas pela empresa cliente.
Objetivos do treinamento
- Preparar o aluno para falar em público, vencendo a ansiedade e o medo do palco
- Capacitar o participante a apresentar-se com desenvoltura e entusiasmo e objetividade
- Discutir conceitos de didática, clareza, assertividade e objetividade
- Introduzir técnicas de comunicação: conquista de atenção, persuasão e convencimento
- Analisar o medo de falar em público: causas e soluções
- Planejar apresentações eficazes que ajudem de fato o apresentador a expor suas ideias
- Aprender a lidar com os mais variados tipos de públicos
Metodologia
O treinamento é composto por cinco partes distintas e complementares
1a. parte: Conceitos
O professor forma os conceitos essenciais para uma excelente apresentação em público (listados no conteúdo programático apresentado nesta proposta). Tudo é ilustrado com estudos de casos (casos que funcionam e casos que não funcionam). É aqui que o aluno terá a base para suas novas apresentações em público.
2a. parte: Preparação das apresentações individuais
Os participantes planejam e desenvolvem uma apresentação, sempre com a orientação do professor. Nesta etapa o aluno coloca em prática os conhecimentos adquiridos.
3a. parte: Apresentações em público
Esta é uma das partes mais interessantes do treinamento, a fase de devolutivas para os participantes. Cada aluno faz uma apresentação para a turma. O professor faz comentários durante e após cada apresentação. Os demais alunos também opinam. Assim as próximas apresentações podem incluir os comentários feitos.
4a. parte: Aperfeiçoamento
Após todas as apresentações, o professor exibe e comenta o desempenho de cada participante – todos eles filmados –reforçando conceitos já passados e apresentando novos assuntos. Aqui o aluno observa sua desenvoltura no telão e tem a chance de aperfeiçoar ainda mais suas performances.
5a. parte: Apresentações de conclusão do curso
Para fechar o ciclo, cada aluno tem a chance de fazer nova apresentação, levando em conta agora todas as recomendações feitas – a ele e a todo o grupo. Novamente, estas apresentações serão filmadas.
Devolutivas
A metodologia desenvolvida para este evento permite a cada participante receber três feedbacks:
- Dos colegas, apresentado em sala de aula
- Do professor, apresentado em sala de aula
- Do professor, em forma de relatório individual
Conteúdo
Comunicação
Por que é importante saber falar em público
Habilidades de um facilitador: postura, atitude, assertividade, didática, clareza e organização
Trabalhando a emoção
Combatendo a timidez e o medo de falar
Autocontrole: como controlar a ansiedade
A importância da concentração como fator de autoconfiança
Pânico x naturalidade x humor
Saídas para situações inesperadas e embaraçosas
Esquecer é sinal de adrenalina alta: truques para lidar com o ”branco”
A importância da postura e imagem
Aforça da comunicação verbal e não-verbal
Atitudes para corrigir vícios e erros que se repetem
Gestos e a mensagem que o corpo transmite
Imagem: os cuidados essenciais com roupas, sapatos e cabelos
A comunicação expressiva do rosto e dos olhos
Marketing pessoal e a imagem do comunicador
A importância da voz
A impostação da voz
Voz, dicção e vocabulário
Os recursos naturais do aparelho fonador
Técnicas de uso e preservação da voz
Exercícios de aquecimento antes da fala
Exercícios de técnica vocal (aprimoramento da dicção)
O ambiente
Infraestrutura: computador, projetor, laser-pointer
Ruídos e concentração
A adequação do sistema de som, quando aplicável
Teste de microfone, quando aplicável
A disposição dos lugares dos participantes
O público
Os diferentes tipos de público
Qual é o seu público alvo?
Para que servirá a palestra
Buscando a atenção do grupo
Adequação de canais e códigos de comunicação
Técnicas que favorecem o envolvimento da platéia
Lidando com diferentes tipos de participantes: aconquista dos “difíceis” e dos “hostis”
As perguntas difíceis, as respostas necessárias e os comportamentos indesejados
O assunto
Coleta de informações
Dados que darão sustentação ao discurso
Histórias e casos
As informações disponíveis
Planejamento
Estruturando ideias e informações
A estratégia da apresentação
A linha central do discurso (organização de ideias)
Os objetivos da apresentação
O início do discurso e a descontração inicial
Capturando a atenção da plateia e gerar a expectativa adequada
Chamado a atenção para a importância do assunto
Falhas mais comuns que podem ocorrer na abertura
Descontração para a finalização do discurso
Resumo da ideia central do tema
Conclusão satisfatória do discurso
Encerramento inesquecível
Apresentação do discurso
Conduzindo uma apresentação: foco e objetividade
O desenvolvimento de ideias, com didática e fluência
O poder da argumentação e persuasão
A linguagem
A força do vocabulário ideal
A didática e a capacidade de expressão
O poder de síntese
Tranqüilidade, segurança e confiança
O jogo de cintura, a criatividade e a capacidade de improvisar com desembaraço
O controle do tempo
Quando será (adequação ao tempo disponível)
Tempo e objetividade
Como lidar com os imprevistos
Os recursos audiovisuais
Slides PowerPoint
Flipchart
Objetos
Imagens
A simbologia das cores