Por que é importante saber falar em público
Habilidades de um facilitador: postura, atitude, assertividade, didática, clareza e organização
+ PESSOAS
Ter competência técnica é essencial, saber comunicá-la é ainda mais! Apresentar ideias, projetos, relatórios e conclusões fazem parte do dia-a-dia de qualquer profissional nos dias de hoje – seja em uma pequena reunião, seja em um auditório lotado!
Planejamento: apresentações bem estruturadas, com começo, meio e fim
Poder de síntese e a capacidade de explicar muito em tempos curtos
Uso – quando necessário – de recursos adicionais (slides, vídeos, interação com público)
Poder de convencimento: motivação e conquista do público
Imagem pessoal, postura, voz, empatia e simpatia
O treinamento é composto por cinco partes distintas e complementares.
Parte 1 - Conceitos
O professor forma os conceitos essenciais para uma excelente apresentação em público (listados no conteúdo programático apresentado nesta proposta). Tudo é ilustrado com estudos de casos (casos que funcionam e casos que não funcionam). É aqui que o aluno terá a base para suas novas apresentações em público.
Parte 2 - Preparação das apresentações individuais
Os participantes planejam e desenvolvem uma apresentação, sempre com a orientação do professor. Nesta etapa o aluno coloca em prática os conhecimentos adquiridos.
Parte 3 - Apresentações em público
Esta é uma das partes mais interessantes do treinamento, a fase de devolutivas para os participantes. Cada aluno faz uma apresentação para a turma. O professor faz comentários durante e após cada apresentação. Os demais alunos também opinam. Assim as próximas apresentações podem incluir os comentários feitos.
Parte 4 - Aperfeiçoamento
Após todas as apresentações, o professor exibe e comenta o desempenho de cada participante – todos eles filmados –reforçando conceitos já passados e apresentando novos assuntos. Aqui o aluno observa sua desenvoltura no telão e tem a chance de aperfeiçoar ainda mais suas performances.
Parte 5 - Apresentações de conclusão do curso
Para fechar o ciclo, cada aluno tem a chance de fazer nova apresentação, levando em conta agora todas as recomendações feitas – a ele e a todo o grupo. Novamente, estas apresentações serão filmadas.
Online ou presencial
Duração de 16 horas.
Suporte após o curso
Apostila em PDF
Preparar o aluno para falar em público, vencendo a ansiedade e o medo do palco
Capacitar o participante a apresentar-se com desenvoltura e entusiasmo e objetividade
Discutir conceitos de didática, clareza, assertividade e objetividade
Introduzir técnicas de comunicação: conquista de atenção, persuasão e convencimento
Analisar o medo de falar em público: causas e soluções
Planejar apresentações eficazes que ajudem de fato o apresentador a expor suas ideias
Aprender a lidar com os mais variados tipos de públicos