Se eu fosse Você!

Esta é a Victória descansando depois de um bom passeio!

Adoro passear com minha cachorrinha! Se ela quer parar para cheirar algo, eu espero! Se quer atravessar a rua, eu a pego no coloco e vamos para a outra calçada. Se ela quer se coçar, paro de andar. O passeio é dela, não meu! Eu não gosto de cheirar e nem de me coçar (rs), mas se minha proposta é levá-la para passear, tenho mais é que me colocar no lugar dela!

Empatia! Talvez um dos comportamentos mais relevantes para o momento em que estamos vivendo.

Uma vez fui dar uma aula especial para uma pessoa recém-contratada para um alto cargo em uma empresa. Só que ela estava ansiosa para mostrar resultados, não tinha a menor condição de prestar atenção ao que eu iria ensinar.

A solução? Em uma primeira aula com duas horas de duração, passei quase o tempo todo falando sobre o trabalho dela em outras empresas, seus pontos fortes e principalmente sobre o que ela achava que seria o novo trabalho. Só nos últimos 15 minutos comecei a falar sobre os temas para os quais fui contratado.

Tempo perdido? Enrolação (rs)? De forma alguma, as aulas restantes fluíram demais! De fato, foi um dos melhores cursos que já ministrei na vida.

Vejo muitos RHs insistindo em soluções sem realmente entender a necessidade do cliente interno. Vejo muitas empresas correndo atrás de indicadores e estatísticas de aulas realizadas. Tudo bem, pode ser um caminho, mas o que eu busco mesmo são frases assim:

Nossa, esta explicação mudou minha vida!

– Puxa, eu demorava horas para fazer isso, agora é questão de minutos

Dar uma aula e perceber a real necessidade dos alunos é uma realização enorme. Frases como estas justificam todo o meu trabalho.

Aliás, desde que aprendi a me colocar no lugar dos alunos, percebi também como a vida é muito melhor quando percebemos o outro. Hoje consigo entender as razões de minha mulher, do zelador do prédio em que moro, do caixa do supermercado e até do motorista estressado a meu lado. É muito bom viver assim! Eu recomendo!

Um abraço grande!

Fernando Andrade
www.pessoasetecnologia.com.br
fernando@pessoasetecnologia.com.br
(11) 9 9943-4909, 3214-0519

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *