Bohemian Rhapsody

Um cliente de longa data pediu a gravação de vídeos para um treinamento de Windows 10 – as novidades e os recursos essenciais. Fiz uma estimativa, seriam 28 vídeos de 2 a 3 minutos cada, 28 horas totais de trabalho.

28 horas de trabalho? Doce ilusão! Foram incríveis 68 horas! Por que esta diferença enorme? Motivos não faltaram:

– Vídeo com pequeno problema no som, melhor gravar novamente;
– Explicação poderia ser ligeiramente mais didática; vou fazer outro;
– Exemplo bom, mas tenho outro melhor;
– Posição da foto no vídeo poderia ser um pouco mais à direita, vou consertar;
– Tamanho da fonte nos textos auxiliares talvez esteja pequeno, experimento outro;
– Sombra nas imagens ligeiramente deslocadas, vou refazer;
– Será que o som um pouco mais alto ajudaria? Melhor testar;
– Um efeito de transição ajuda a prender a atenção do aluno? Vou experimentar.

E assim foi o trabalho! Perfeccionismo? Hmmm, acho que não! Insegurança quanto aos resultados? É, talvez um pouco, mas não explica todo esse cuidado! Mas então, quais os motivos?

Quase no final do trabalho, dei um tempo, fui com minha mulher ver “Bohemian Rhapsody”, filme com a história do Queen e do Freddy Mercury. Imperdível! Sensacional! Emocionante! Gratificante e altamente encorajador! Saí encharcado do cinema!

No meio do filme, tive um estalo, descobri o motivo da demora das gravações dos vídeos. Na produção da música título do filme, “Bohemian Rhapsody”, Freddy insistia em gravar, gravar e gravar cada trecho da “ópera”. A cena da gravação do trecho “…Galileo…” é impressionante! Além da busca da qualidade, as muitas gravações foram depois reunidas e o resultado – várias vozes – é marcante.

Então, esta busca pela qualidade, associada a um prazer genuíno pelo trabalho, ficaram evidentes no filme. E também me fez perceber que – quanta pretensão a minha esta comparação com o Queen – é exatamente o que buscava e sentia nas gravações dos vídeos. O prazer de fazer o melhor trabalho possível era meu grande motivador! Essa frase parece um chavão, mas – sinceramente – é a mais pura realidade.

Saí do filme muito leve, passei a trabalhar ainda mais intensamente na gravação dos vídeos restantes. Nem preciso dizer que demorei ainda mais, já que agora eu tinha o aval do Freddy Mercury (rs) para gastar o tempo que fosse necessário para conseguir resultados excelentes.

Para quem quiser conferir um destes vídeos, eis o link: Windows 10 – Snap View.

Grande abraço!

Fernando Andrade
www.pessoasetecnologia.com.br
fernando@pessoasetecnologia.com.br
(11) 9 9943-4909, 3214-0519

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *