Listar ou não listar – eis a questão!

Um parque? Uma praça? Que nada, este é o terraço da Prefeitura de São Paulo, um dos muitos locais que conheci em minhas férias planejadas!

Terminaram há pouco minhas férias, foram dias de mais completo descanso. Não abri jornal, evitei computador e só abri o Google para assuntos ligados a lazer. E também não planejei horários para as atividades do dia!

Pois é, listar atividades diárias. E com horários! Sou fã incondicional de um bom gerenciamento de tempo, planejar o que queremos fazer no dia – definindo inclusive um horário provável – produz resultados absurdos. Costumo chamar esta metodologia de “milagre da multiplicação das horas”.

Mas eu estava em férias, pensar em cumprir horários para passeios, visitas e lazer não combina com descanso. Claro, o planejamento está em meu sangue, é meu jeito de aproveitar bem a vida, então certamente listava o que queria fazer durante o dia. Foi por isso que consegui ter férias incríveis!

Voltei ao trabalho! Que sensação boa começar o dia com um bom planejamento. Que maravilha é listar tudo o que precisa ser feito e definir horários possíveis. Que sentimento de realização é executar cada tarefa esperada e ter a certeza de um dia bem vivido!

A metodologia é simples! Muito simples! Falo bastante sobre ela em meu curso “O Outlook como ferramenta de produtividade”. Veja só um pequeno exemplo:

——
8 h
. Responder e-mails

8h30
. Consultar saldo no banco
. Pagar condomínio

9h
. Ligar para cliente ABC
—–

Listar atividades assim é milagroso! O segredo – sutil – está no horário das 8h30. Ao começar meu dia planejando tudo o que tenho que fazer, percebo que há duas atividades ligadas a bancos, “Consultar saldo” e “Pagar condomínio”. Se não planejasse, provavelmente veria meu saldo em um determinado momento e depois, quando lembrasse do condomínio a ser pago, teria que ENTRAR DE NOVO no aplicativo do banco para pagar a conta.

Este é o milagre da multiplicação das horas. No horário das 8h30 eu consegui fazer DUAS ATIVIDADES. O planejamento multiplicou este meu horário, duas tarefas em um só momento da lista.

Claro, férias precisam ser mais relaxadas, não necessariamente eu precisava me preocupar com horários. Mesmo assim, um pouco de planejamento sempre é bem-vindo. Minhas listas nestes dias de descanso foram mais resumidas:

——
. Conferir horário da sessão no cinema
. Consultar saldo no banco
. Pagar condomínio
. Ligar para meu pai
—–

Bem mais simples! Bem mais coerente com férias!

Bem, acabou meu tempo para escrever este texto, vou ver agora a próxima tarefa para hoje! 🙂

Grande abraço!

Fernando Andrade
www.pessoasetecnologia.com.br
fernando@pessoasetecnologia.com.br
(11) 9 9943-4909, 3214-0519

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *