Neste artigo compartilho minha experiência de vida, no site www.pessoasetecnologia.com.br compartilho meus treinamentos.
Estive com dois sobrinhos neste final de semana. Um publicitário, outro advogado, ambos nascidos nos anos 90, ambos questionando meus textos.
– Tio, legal o que você escreve! Mas seria melhor destacar apenas o que merece ser destacado!
Fiquei meio sem entender, veio a explicação através de uma frase em um dos artigos:
“… contei o que estava fazendo para conciliar os INTENSOS passeios de todos os dias e a redação de posts …”
Em vez de “intensos passeios”, não seria suficiente – ou até mesmo mais indicado – escrever apenas “passeios”?
Não consegui responder na hora, confesso que ainda não tenho a resposta. Fui então pesquisar outros artigos meus, encontrei esta frase:
“…Foi a opinião dela, junto com a minha, que culminou com a TÃO DESEJADA troca de administradora…”
Aqui seria melhor apenas “…culminou com a troca…”. Ainda não sei, minha sensação é que o texto mais seco fica meio sem “tempero”. Afinal, estes artigos não são relatórios, procuro contar casos que de alguma forma mexeram comigo.
– Mas, tio, fica chato! É melhor ler um texto mais objetivo, mais direto ao ponto!
De fato, temos tantas coisas para ler hoje em dia que textos mais breves certamente serão mais lidos. Mas ainda não tinha uma conclusão, fui procurar outros blogs.
“…Para a imensa maioria dos visitantes…”
Este é o Ricardo Freire falando sobre Amsterdam em seu blog de viagens. Bem, talvez eu esteja apelando, afinal o Ricardo fala sobre suas experiências pessoais, suas emoções. Natural escrever “imensa maioria” em vez de “maioria”.
Fui então mais longe, consultei um post do Guy Kawasaki, um dos mais conceituados comunicadores no mundo empresarial.
“… let’s just say that those options were like the proverbial two fish in Matthew 14 that fed thousands of people …”
Hmmm, aqui “proverbial two fish” nem é um exagero emocional, mas um jeito simples de falar que o texto lembra um provérbio. Apenas “two fish” não passaria a mesma ideia.
E em um slide, que título ficaria melhor em um gráfico mostrando os lucros crescentes de uma empresa? “Maior faturamento em 2019” ou “Faturamento em 2019”?
Bem, vou parar por aqui senão este texto ficará ainda maior do que está. Qual minha conclusão? Ainda não tenho, gostaria então de saber o que você acha?
Texto com emoção?
Texto sem emoção?
Se não quiser dar sua opinião aqui, peço que a envie para fernando@pessoasetecnologia.com.br. Aliás, se quiser receber meus artigos regulares, com emoção ou sem emoção (rs), é só falar e colocarei seu nome na lista de destinatários.
Grande abraço!
Fernando Andrade
www.pessoasetecnologia.com.br
fernando@pessoasetecnologia.com.br
(11) 9 9943-4909, 3214-0519
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