A comunicação por email pode facilitar muito. Ou não! Vejam só este caso. Fui contratado para uma palestra, seria em outro Estado. Enviei email à organizadora com três perguntas simples:
- 1) Em que hotel vou ficar?
2) Haverá carro da empresa esperando no aeroporto?
3) Quantas pessoas participarão?
Embora precisasse das respostas com certa urgência – afinal o dia da palestra estava chegando – fiquei aguardando com uma disfarçada calma. 1 dia, 2 dias, 3 dias … e nada de resposta. 4, 5… No sexto dia, não agüentei, enviei novo email:
- Fulana, você recebeu meu email anterior? O dia da palestra está chegando e preciso muito das respostas.
Sabem o que ela respondeu?
- Recebi!
Ela respondeu que recebeu!!! MAS NÃO RESPONDEU MINHAS PERGUNTAS!!! Lá fui eu de novo:
- Que bom que você o recebeu, querida (na verdade, não coloquei este “querida”, mas que fiquei com vontade, ah isso eu fiquei). Mas eu fiz três perguntas nele e preciso das respostas.
Chegaram as respostas:
- Hotel Presidente. 200 pessoas.
A resposta veio assim mesmo, sem uma saudação, sem meu nome, não havia nem mesmo um pedido de desculpas. Detalhe: eu fiz 3 perguntas, vieram só 2 respostas.
Exagerado este exemplo? Claro que é! Mas aconteceu, e comigo! Antes de responder um email, veja se ele tem todas as informações. Senão, será tempo perdido seu (que envia) e do outro (que recebe).
Se você tem um bom caso para contar, comente-o aqui em nosso blog.
Mara Rose
Tália